4 dicas para aumentar a segurança dos dados da sua empresa

Cada vez mais nos deparamos com notícias e escândalos envolvendo o vazamento de dados dos clientes de empresas. Facebook, Netshoes, Uber e Citibank são alguns exemplos de corporações que tiveram suas informações expostas. Se instituições desse porte estão vulneráveis, você também precisa se preocupar com a segurança dos dados de seus clientes.

Pensando nisso, preparamos uma lista com quatro iniciativas que toda empresa precisa ter para diminuir as suas vulnerabilidades, confira:

1. Treine seus funcionários
As chances de ataques diminuem consideravelmente se seus funcionários souberem como se comportar para evitar infectar os computadores. Portanto, treine-os de maneira que trabalhem para manter a integridade da rede da empresa, evitando o acesso de locais não seguros, má configuração do spam do e-mail corporativo, abertura de links ou mensagens com vírus, utilização de senhas pouco complexas, entre outros.

2. Atualize constantemente seus sistemas
Com a correria do dia a dia é comum a gente deixar de lado as atualizações do sistema operacional, softwares e até mesmo do antivírus. Porém, são elas que garantem que os computadores estejam preparados para as novas ameaças.

Assim, você protegerá a informações da sua empresa e dos seus clientes. Além disso, as atualizações, normalmente, vêm com novas funcionalidades ou melhoria do desempenho dos softwares.

3. Restrinja o acesso aos documentos e informações
Não são todos os setores ou pessoas de sua empresa que precisam ter acesso a informações pessoais ou sensíveis dos clientes. Portanto, uma das medidas a serem tomadas é a criação de um protocolo de quem tem acesso e a que tipo de informação. Depois disso é preciso criar um mecanismo para que isso seja implementado na prática. Assim, se evita o acesso e compartilhamento de informações importantes.

4. Criptografia das informações
A criptografia é um processo mais complexo, mas amplia significativamente a segurança das informações da sua empresa. Ela faz com que os dados sejam “embaralhados”, tornando-os indecifráveis. Os arquivos só vão poder ser lidos nos dispositivos que tenham a chave da criptografia. Apesar de ser uma ótima opção de segurança, algumas empresas evitam por tornar os processos mais lentos.

Já implementa algum desses recursos na sua empresa? Vai implementar? Conte para gente!

A Studio GT oferece soluções completas para o seu site. Entre em contato e saiba mais ;)