Conheça mulheres importantes na história da tecnologia

Todo mundo já sabe que o lugar da mulher é onde ela quiser: inclusive na história da tecnologia. Mulheres geniais, pioneiras em seu tempo e que participaram de importantes pesquisas e projetos acabaram tendo suas trajetórias silenciadas por muito tempo, mas hoje vêm sendo reconhecidas por suas contribuições.

Para inspirar as futuras profissionais da área tecnológica e valorizar as descobertas dessas mulheres contamos a história de algumas delas, confira!

Ada Lovelace

Ela foi uma das precursoras das ciências da computação e é considerada a primeira programadora do mundo. Em 1843, Augusta Ada King, a Condessa de Lovelace, realizava a tradução de textos de Luigi Menabrea, um matemático italiano, sobre as ferramentas analíticas usadas por Charles Babbage, um matemático inglês.

Desse trabalho Lovalace desenvolveu o que é considerado o primeiro algoritmo da história, muito antes da existência de máquinas que pudessem processá-lo. Seu trabalho estava relacionado à metodologia de cálculo de uma sequência de números de Bernoulli, sequências de racionais com operações altamente complexas.

Ela conseguiu ver o potencial do trabalho desenvolvido por Babbage – que nem ele mesmo conseguia compreender. Em um texto que desenvolveu sobre o trabalho do matemático ela delineou conceitos essências que moldariam o nascimento da computação. Por exemplo, ela imaginou uma máquina de propósito geral capaz não só de executar tarefas pré-programadas, mas também de ser reprogramada para executar uma gama praticamente ilimitada de operações. Essa máquina seria capaz de processar notações musicais e artísticas, além dos cálculos de matemática. Basicamente, um computador moderno.

“As garotas do ENIAC”

Durante a Segunda Guerra Mundial uma equipe de pesquisa tinha o trabalho de calcular à mão trajetórias de mísseis e outras ogivas. Desse grupo, foram selecionadas 6 mulheres para trabalhar em um projeto experimental: programar o primeiro computador totalmente eletrônico e digital, conhecido como ENIAC.

Kathleen McNulty, Mauchly Antonelli, Jean Jennings Bartik, Frances Synder Holber, Marlyn Wescoff Meltzer, Frances Bilas Spence e Ruth Lichterman Teitelbaum foram as mulheres selecionadas para essa missão. Como não havia linguagem de programação, software e sistema operacional elas precisavam descobrir como interagir com o computador para realizar as equações necessárias. Tudo isso era feito de forma manual através de três mil interruptores e botões que comandavam o hardware de mais de 80 toneladas.

Mais do que colocar a máquina para funcionar essas mulheres foram responsáveis por muitos protocolos utilizados até hoje. Além disso, elas tiveram influência na criação de sistemas de “salvamento” de configurações e preferências, sistemas informatizados para a realização do censo americano, a invenção do teclado numérico, entre outros.

Katherine Johnson

Johnson foi uma criança prodígio. Se formou no colégio aos 14 anos e aos 18 se formou em matemática e língua francesa na West Virginia State University. Um ano depois se tornou a primeira mulher negra a ser selecionada para integrar um curso de pós-graduação na mesma universidade.

Americana, ela fez parte do grupo de “computadores humanos” que trabalhavam para o órgão que posteriormente se tornou a NASA. Ela foi a responsável por realizar os cálculos que levariam o astronauta John Glenn a se tornar o primeiro norte-americano a orbitar a Terra. E também atuou no cálculo da trajetória do voo Apolo 11, o foguete que levou o homem à Lua pela primeira vez. Além disso, ela é coautora de 26 artigos científicos.

Recentemente, suas contribuições à ciência e ao desenvolvimento tecnológico foram reconhecidas pelo seu país. Johnson recebeu das mãos do Presidente Barack Obama a medalha presidencial da liberdade, uma das mais importantes honrarias.  Além de ter sua história – e de outras duas cientistas negras da NASA – contada no filme “Estrelas Além do Tempo”.

O que achou da história dessas mulheres? Conhece alguma outra mulher que contribui para o desenvolvimento da tecnologia? Nos conte nos comentários.

A Studio GT oferece soluções completas para o seu site. Entre em contato e saiba mais