E-commerce e Inbound Marketing: Turbine suas Vendas

O sucesso de um e-commerce não depende apenas de um bom site, confiabilidade e produtos de qualidade. A comunicação é essencial para que o negócio se desenvolva e mantenha um ritmo de crescimento. Entre as diversas possibilidades de marketing digital, o Inbound Marketing tem se destacado por sua efetividade e custo baixo.

O conceito, que surgiu nos Estados Unidos, pode ser traduzido como marketing de atração. Sua principal diferença para o marketing tradicional é que quem procura a empresa é o cliente e não o contrário. Suas técnicas estão focadas na produção de conteúdos relevantes, buscando atrair clientes potenciais. Esse material é distribuído por meio blog, ebooks e redes sociais.

O processo do Inbound é realizado em quatro etapas, são elas: (1) atração, (2) conversão, (3) fechamento e (4) fidelização. Preparamos uma lista com as principais estratégias para cada fase, confira:

1. Atração
O primeiro passo para atrair o público é produzir um conteúdo de qualidade e relevante. Para isso, é necessário conhecer bem quem são seus consumidores e potenciais clientes, identificando seus perfis e interesses. Isso pode ser obtido através de pesquisas, entrevistas, levantamento de informações na internet, entre outros. Após esse processo, para facilitar a compreensão de quem são os clientes, pode se construir uma persona (ou várias), que são personagens fictícios com nome, idade, profissão e outras características que ajudam a visualizar os interesses e aspirações desse público.

Com essas informações pode se criar um blog (ou outra ferramenta de divulgação) ligado ao e-commerce. Só não se esqueça de utilizar as técnicas de SEO nos seus textos.

2. Conversão
Depois de atrair os consumidores para o seu site é o momento de convertê-los, ou seja conseguir que ele forneça seus dados para iniciar um relacionamento. Forneça conteúdos mais profundos e ricos para esse público, como e-books, infográficos, cursos e vídeos. Entretanto, para receber acesso a esses conteúdos os visitantes devem deixar dados como e-mail e nome. Quando a conversão é bem sucedida eles passam a ser chamados de leads.

3. Fechamento
Com os dados dos leads em mãos, passa-se à fase de nutrição. Nesse ponto, ofereça conteúdos relevantes por meio de e-mail marketing. Tenha como objetivo educar os leads sobre os produtos e serviços, oferecendo materiais mais ricos. Com a ajuda de um software de automação de marketing você ainda poderá acompanhar a interação das pessoas com os conteúdos enviados, podendo acompanhar quais tem mais repercussão. O objetivo é com o tempo o a pessoa passe a ter a empresa como referência no setor e se convença que necessita dos produtos e serviços oferecidos, realizando a primeira compra.

4. Fidelização
Depois disso, o processo passa a ser o de fidelização do cliente. Deve se buscar conhecê-los ainda mais, enviar os conteúdos mais relevantes e assertivos, oferecer vantagens e promoções exclusivas. Assim, além de realizar mais compras o usuário também divulga a marca.

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