SEO para vídeos: seja encontrado e melhore o tráfego de seu site

Já está claro para quem tem estratégias de marketing digital que o SEO – otimização dos mecanismos de pesquisa – é um dos melhores investimentos que se pode fazer. Ser encontrado na internet é cada dia mais essencial para o crescimento dos negócios, portanto estar nas primeiras posições dos buscadores é muito importante.

O SEO é normalmente utilizado em textos e programação de blogs e sites, porém esse recurso também serve para vídeos. Além de fazer seu conteúdo ser encontrado mais facilmente na internet, ele também ajuda a ranquear melhor seu site nos buscadores. Seja no Youtube ou em seu próprio site essa é uma estratégia importante. Confira o material que preparamos para ensinar você a fazer isso.

Youtube
O Youtube já possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo e é o segundo buscador mais utilizado na internet – perdendo apenas para o Google. Por isso ele já se consolidou como uma importante ferramenta para estratégias de marketing digital.

Nome do arquivo
Antes de enviar seu vídeo para a plataforma, coloque no nome do arquivo tags e palavras relacionadas com o tema. Assim, o Youtube compreende melhor sobre o que trata o conteúdo.

Pense no título
O título de um vídeo é tão importante quanto o de um texto. Ao criar um título já inclua o tema e palavras-chave relacionadas no início e não ultrapasse os 100 caracteres. Se for colocar seu nome ou o de sua empresa no título inclua no final. Além disso, busque utilizar a técnica AIDA, criando títulos que despertem a: atenção, interesse, desejo e ação.

Utilize a descrição
Crie uma boa descrição para seus vídeos. Foque nos primeiros 150 caracteres para explicar o assunto abordado, já que nos motores de busca essa é a única parte do texto que vai aparecer. Não se esqueça de utilizar as palavras chaves. Além disso, você pode incluir uma URL para seu site ou landing page.

Inclua tags
Utilize o recurso de tags do Youtube. Inclua palavras-chaves relacionadas ao seu vídeo. A melhor maneira de fazer isso é pensar como as pessoas pesquisariam um vídeo sobre o assunto que você aborda. Além disso, verifique os termos utilizados por concorrentes ou vídeos populares e avalie se é possível incluí-los em seus vídeos.

Transcreva seu vídeo
Transcrever o conteúdo do seu vídeo e colocá-la na descrição ou em legenda fará com que o buscador compreenda melhor o assunto abordado. Além disso, quem não der o play pode consumir o conteúdo.

Outros fatores
Além das técnicas acima, outros fatores influenciam no ranqueamento do seu vídeo no Youtube. A idade do canal e do vídeo são fatores que contam, quanto mais tempo um canal (com postagens regulares) e um vídeo estão na plataforma maior as chances de aparecerem primeiro nas pesquisas.

Outro fator que influencia é a interação dos usuários com o seu conteúdo. Crie gatilhos que incentivem os comentários e a interação em seus vídeos. Além disso, reforce a importância de se inscrever no canal para seguir acompanhando os conteúdos.

Seu site
Caso tenha optado por ter uma página de vídeos em seu próprio site – além das dicas dadas acima sobre o nome do arquivo, tags, descrição e título – é necessário seguir alguns passos.

URL amigável
Como o vídeo está em seu site é possível escolher qual URL você quer. Coloque no endereço palavras relacionadas com o tema do vídeo, ou o próprio título do material.

Facilite a pesquisa
Se seu site ainda não conta com um sistema de pesquisa adicione um para os vídeos, assim você facilita a busca por materiais com temas específicos. Separar os vídeos por categoria também é uma boa opção, pois assim os visitantes encontram o que lhes interessa em apenas um lugar.

A Studio GT oferece soluções completas para o seu site. Entre em contato e saiba mais 😉