Aprenda a programar de graça

Programação, de uma maneira simplificada, é criar uma série de instruções. São esses comandos, escritos em códigos, que permitem que nossos computadores, smartphones, sites, aplicativos, softwares, jogos e outras coisas mais funcionem.

Estes dispositivos, apesar de parecer, não “pensam” – no sentido mais literal. Eles, na verdade, executam o que lhes foi ordenado, a partir da programação realizada. Existem diversas linguagens de programação que tem suas diferentes características e objetivos.

Aprender a programar pode ser uma ótima ideia, pois lhe dá autonomia para, por exemplo, desenvolver o seu próprio site ou aplicativo. Além disso, o mercado de trabalho para esta profissão é bom e só tende a crescer com o avanço da tecnologia.

Separamos seis plataformas que ensinam a programar gratuitamente em diferentes linguagens, confira!

1. Khan Academy
Uma das primeiras plataformas de ensino gratuito de programação é a Khan Academy, fundada em 2006. Possui vários vídeos didáticos sobre as diferentes etapas da programação para desenhos e animações. Possui conteúdo disponível em português.

2. Microsoft Virtual Academy
O serviço oferece treinamento online grátis em TI, programação, desenvolvimento e ciências de dados. Ele é voltado para interessados em criar produtos para o Windows. Também possui versão em português.

3. Code.org
O Code.org é voltado para ensinar alunos, em idade escolar, a programar. Com uma linguagem simples e didática oferece as noções básicas de programação. Se você deseja entender sobre os conceitos da programação está é uma boa opção, além de poder mostrar o site para seus filhos ou sobrinhos.

4. Code Avengers
Esta plataforma é focada no desenvolvimento de sites, aplicativos e jogos. Possui uma interface bonita e intuitiva. Seus cursos estão disponíveis em português europeu. Além de cursos gratuitos e a possibilidade de testar o serviço, oferece opções pagas.

5. CodeAcademy
Uma das plataformas de ensino de programação mais usadas no mundo é a CodeAcademy, porém só possui versão em inglês. Tem cursos sobre linguagens como HTML, CSS, JavaScript, JQuery, PHP, Python e Ruby.

6. Codelabs - Greycampus
GreyCampus oferece um curso aberto - CodeLabs, que é gratuito e acessível a todos. Este site foi desenvolvido para ajudar programadores amadores e especialistas no aprendizado de linguagens de programação como PHP, PYTHON, RUBY, etc. O site oferece uma experiência prática de aprendizado com a seção interativa do Lab, que torna familiar as lições relevantes.

A Studio GT oferece para você soluções completas para o seu site. Entre em contato e saiba mais ;)