E-commerce: os 5 erros mais comuns
Lojas virtuais, os e-commerces, são uma boa opção de investimento para quem deseja abrir um negócio ou para quem deseja expandir seu comércio. Através delas é possível alcançar consumidores de todo mundo com custos mais baixos do que abrir um espaço físico.
Só em 2016, estima-se que o e-commerce brasileiro tenha faturado R$44,4 bilhões. Porém, abrir uma loja virtual não é tarefa fácil. Para o negócio ter sucesso é necessário estar atento aos detalhes e compreender a lógica de funcionamento desse ramo. Preparamos uma lista com os 5 erros mais comuns nesses sites, confira.
1. Opções de pagamento limitadas
Um e-commerce com poucas opções de pagamento pode fazer com que possíveis consumidores desistam da compra. Os motivos podem ser desde que as opções oferecidas não contemplem a necessidade do cliente, ou que o sistema utilizado não lhe passa segurança.
Consumidores usuais de lojas virtuais podem se sentir mais seguros e acostumados a comprar apenas com determinados gateways e formas de pagamento. Portanto, oferecer uma possibilidade variada de formas de pagamento pode significar mais vendas.
2. Descrições dos produtos com erros
Descrições completas e corretas das mercadorias oferecidas são essenciais nos e-commerces. Como não é possível ver ao vivo os produtos ou experimentá-los os detalhes descritos são o que baseiam a decisão do consumidor.
Além disso, é necessário estar atento na hora de escrever esses textos para cumprir as regras de otimização nos mecanismos de buscas, o SEO. Através das palavras chaves corretas seu site fica melhor posicionado no Google ou em outros buscadores, isso faz com que os potenciais clientes o encontrem de forma mais fácil.
3. Site não responsivo
O uso do telefone celular já se consolidou como o principal meio para acessar a internet no Brasil. Segundo o IBGE, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a rede por meio do smartphone em 2015. Por isso, é essencial que o site de um e-commerce se adapte as telas dos aparelhos, além das de computadores.
Isso é possível através do sistema de sites responsivos, que automaticamente se ajustam as dimensões da tela que está acessando. Dessa maneira, se oferece a melhor experiência de compra independente do dispositivo.
4. Site lento
A demora no carregamento das páginas, das fotos e das informações em um site pode levar a potenciais clientes desistirem de adquirir o produto ou migrarem para um concorrente. Nesse sentido, é essencial que o seu site ofereça uma navegação rápida.
5. Sistema de busca ruim
O sistema de busca de um e-commerce precisa ser eficiente e funcionar sempre. É através dele que o cliente irá encontrar o produto desejado. Um bom mecanismo de busca utiliza técnicas avançadas de pesquisa fonética - oferecendo sugestões instantâneas em casos de palavras digitadas erradas, filtros para facilitar ainda mais o tráfego do cliente na loja, e apresenta os resultados de formas organizada e clara.
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