Google Chrome começa a marcar sites sem HTTPS como 'não seguros'

A nova versão do navegador Chrome passará a alertar usuários sobre sites que utilizam conexões não criptografadas, o HTTP. Uma mudança que já havia sido anunciada a dois anos, mas que se concretiza agora.

Assim, sites que não passarem a utilizar a conexão HTTPS serão marcados como “não seguros”, deixando de mostrar os avisos de “seguros” na cor verde, como é feito hoje em dia. O protocolo seguro de transferência de hipertexto (HTTPS, na sigla em inglês) é um protocolo de comunicação da Internet que protege a integridade e a confidencialidade dos dados entre o computador do usuário e o site. Portanto, a mudança visa proteger os dados dos usuários, impedindo que sejam interceptados por atacantes maliciosos.

Os dados enviados com HTTPS utilizam o protocolo Transport Layer Security (TLS). Segundo o Google, seus principais benefícios são:

1. Os dados enviados e recebidos são criptografados para protegê-los de intrusos. Isso significa que, enquanto o usuário navega em um site, ninguém pode "ouvir" as conversas, acompanhar as atividades em várias páginas nem roubar as informações dele.

2. Integridade dos dados. Não é possível modificar nem corromper os dados durante a transferência (intencionalmente ou não) sem que isso seja detectado.

3. Autenticação. Prova que os usuários estão se comunicando com o site certo. Protege contra ataques man-in-the-middle e aumenta a confiança do usuário, o que beneficia os negócios.

A medida fará com que gradualmente a conexão HTTPS se torne mais comum. Atualmente, o navegador do Google lidera o mercado de navegadores. Em 2017, segundo dados do NetMarketShare, o programa teve uma participação de mercado de 57,43%.

Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários! A StudioGT oferece soluções completas para o seu site. Entre em contato e saiba mais ;)