O que é SEO e como aplicar? (parte 3)

A nossa série sobre SEO chega ao fim hoje, com esta terceira parte. Se você ainda não leu os outros dois textos que fizemos dissecando o assunto, o melhor é clicar aqui para ver o primeiro post e clicar aqui para conferir a segunda parte do material. Nesta série, você fica sabendo desde o que é SEO até as melhores práticas para alcançar a almejada primeira página dos buscadores. Hoje, chegou a hora de falarmos do tópico mais complicado, mas também um dos mais efetivos para ranquear bem nos sites de pesquisa, o Link Building.

Link Building

O Google entende que as páginas de maior credibilidade são aquelas que estão repercutindo por aí. Mas como ele mede isso? Quantos mais links outros sites estão gerando para o seu domínio e quanto mais relevantes forem esses sites, melhor é a sua classificação para o buscador. Obviamente, como falamos até agora, são diversos fatores que o Google leva em conta, mas ter bons e muitos links externos é o elemento fora da sua página mais importante.

E onde o Link building entra nesse história? Ele nada mais é que um conjunto de práticas para gerar esses links de outros domínios para o seu, em abundância e qualificados. São essas estratégias que farão os sites de pesquisa verem o seu endereço como uma verdadeira referência no tema que aborda.

Que fatores influenciam o Link Building?

Quantidade

Embora a qualidade seja um elemento nessa conta, ter muitos links é importante. Por isso, receber referência de domínios que tenham uma relevância inferior à do seu site ainda é positivo.

Idade do domínio

O tempo que aquele domínio que linka você está ativo produzindo conteúdo de qualidade sobre o tema em comum também afeta a autoridade que o Google dá para ele. Sites antigos e ativos têm mais força nessa disputa.

Acessibilidade aos motores de busca

Quando os buscadores não conseguem ler a página que cita o seu link, não adianta de nada. É simples, funciona como se essa referência nem existisse, já que não pode ser indexada.

 

Como o algoritmo do Google e de outros sites de busca é super complexo, chega a parecer que SEO é um assunto sem fim. A ideia nesta série foi elencar os pontos fundamentais dessa prática para levar sua página ao topo das pesquisas. Mas ainda existem diversas outras técnicas que podem auxiliar você nessa jornada. E é uma jornada mesmo, pois nada em SEO se constrói da noite para o dia. Cada projeto dura, no mínimo, seis meses para ser bem executado e gerar resultados duradouros. O lado bom é que, depois de feito, o custo para manutenção é muito menor que pagar por anúncios e com muito mais ganho de reputação para a sua marca.

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